Anime-se: Café pode ajudar os vasos sanguíneos a funcionarem melhor.

Anime-se: Café pode ajudar os vasos sanguíneos a funcionarem melhor.

Um novo estudo sugere que café com cafeína pode ajudar os pequenos vasos sanguíneos a trabalharem melhor.
O café pode fazer mais do que despertar as pessoas. Ele pode ajudar os pequenos vasos sanguíneos a funcionarem melhor, um pequeno novo estudo sugere. Mas isso não significa que você deve se esbaldar em litros de café. Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que o consumo moderado de café pode ter alguns efeitos benéficos para a saúde cardiovascular. No entanto, o mecanismo preciso para este benefício é desconhecido, diz Masato Tsutsui, um dos autores da nova pesquisa e um cardiologista e professor do departamento de farmacologia da Universidade do Ryukyu em Okinawa, no Japão.

Tsutsui e colegas no Japão trabalharam com 27 adultos saudáveis, com idades entre 22 a 30, que não bebem café regularmente. Em um dia, cada participante tomou cinco xícaras de café com cafeína ou descafeinado. Em seguida, os pesquisadores mediram a hiperemia reativa no dedo indicador esquerdo dos participantes. Esta é uma medida da função vascular, que leva em consideração o quão bem os vasos sanguíneos pequenos funcionam. Dois dias mais tarde, os pesquisadores repetiram o processo com o outro tipo de café.

Achados apresentados na quarta-feira em um encontro da Associação Americana do Coração, em Dallas :

• Aqueles que beberam uma xícara de café com cafeína tiveram um aumento de 30 % na função vascular do dedo indicador ao longo de um período de 75 minutos, em comparação com aqueles que beberam café descafeinado.

• café com cafeína ligeiramente levanta a pressão arterial dos participantes e diminui o fluxo de sangue no dedo, em comparação ao descafeinado.

• os níveis de freqüência cardíaca foram as mesmas quando os participantes beberam café descafeinado ou regular.

Tsutsui diz que a cafeína pode melhorar a função dos vasos sanguíneos. “Nossas descobertas nos dão uma pista sobre como o café pode melhorar a saúde cardiovascular”. O novo estudo foi financiado em parte pela Associação Japonesa de café.

No entanto, o cardiologista Vincent Bufalino, um porta-voz da Heart Association e vice-presidente sênior do Advocate Cardiovascular Institute, em Chicago, diz que “é difícil chegar a conclusões científicas, de base ampla neste um pequeno estudo. A pesquisa é limitada a uma xícara de café”.

O tema merece uma investigação mais aprofundada, incluindo observar o que acontece quando as pessoas bebem mais cafeína, diz ele.

“Pequenas quantidades de café pode ter um benefício, mas um maior consumo de café definitivamente aumenta a pressão arterial. Ele definitivamente aumenta a frequência cardíaca, e torna as pessoas mais propensas a palpitações do coração”, diz Bufalino. “Nós vemos isso todos os dias, em termos de uso de cafeína em pacientes. Muita gente sente que uma xícara de café lohes eleva de alguma maneira, mas em demasia pode ter efeitos negativos”.

Um estudo publicado no ano passado mostrou que o consumo regular moderado de café pode reduzir significativamente o risco de insuficiência cardíaca em uma pessoa. Constatou-se que beber o equivalente a duas xícaras de café por dia parece ter o benefício mais significativo sobre a saúde do coração, quando comparado com o não consumo de café, mas beber quantidades excessivas de café – 5-6 copos caseiros por dia – pode aumentar as chances de problemas cardíacos graves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *